Terapêuticas Não Convencionais
Fique a conhecer
HIPÓCRATES – O PAI DA MEDICINA NATUROPÁTICA
Hipócrates nasceu no ano 460 a.C., na ilha de Cós, na Grécia e, segundo a história, pertencia a uma família de naturopatas.

Universalmente venerado como o "Pai da Medicina", ele é considerado como o principal responsável pelo combate eficaz a uma epidemia de peste em Atenas. O seu feito, naquela época, fora perceber a importância de se incinerar todo o material infetado como forma de se prevenir a doença.
Numa sociedade notoriamente dividida em classes e em que, principalmente uma delas – a dos escravos – era completamente desprovida de direitos, Hipócrates fez surgir regras para o exercício da medicina que estabelecem respeito pela vida humana, seja a de homens livres, escravos, mulheres ou crianças.
Hipócrates notabilizou-se, sobretudo, por defender a causalidade natural das doenças. Escreveu em "A Doença Sagrada": "Nenhuma doença é mais humana ou mais divina do que as outras. Todas têm uma causa natural".
"O homem é uma parte integral do Cosmos e só a natureza pode preservar e curar os seus males".
Para ele a saúde significava o estado perfeito de harmonia entre as forças, um estado de completo equilíbrio. O corpo é um todo harmonioso, cujas partes se mantêm numa dependência mútua e cujos atos são solidários uns com os outros. As diferentes partes do corpo, seja qual for a sede primitiva do mal, comunicam-no umas às outras. "Existe uma força vital curativa com a qual o naturopata tem de contar. Afinal, não é o naturopata quem cura doenças: ele deve ser o seu intérprete".
Sem dúvida, os ensinamentos que advém das atitudes e filosofias defendidas por Hipócrates muito contribuíram para a formação dos Naturologistas e do próprio conceito de Medicina.